O Zen e o Zazen
O Zen sempre esteve ligado ao Silêncio.
É, desde logo, o elemento mais perceptível e fundamental deste workshop – em tudo o que fizermos, haverá sempre um silêncio que nos irá acompanhar e dar sentido ao que acontecer.
É esta necessidade de termos Silêncio, cada vez mais essencial nas nossas vidas, que pretendemos recuperar. Por cada vez mais este nos escapar dia-a-dia…
Para encontrarmos a calma que o silêncio profundo trás, é também necessário pararmos – mais outra coisa difícil e que cada vez menos conseguimos também…
A juntar a tudo isto, já tão dificil por si, a questão de estarmos plenamente presentes, de olhos abertos perante a Vida para a podermos olhar olhos nos olhos, sem medo e felizes.
É sempre difícil, é verdade… Mas torna-se mais simples quando nos encontramos e com outras pessoas podermos partilhar tudo isto, permitindo que algo novo possa assim surgir na nossa Vida.
O Zen é isso: onde parece que algo diferente não pode nunca surgir – do Silêncio, do estarmos sentados e parados, da calma, da respiração lenta e profunda – é exatamente aí que se encontra algo que ainda não conhecemos; que os nossos hábitos não permitiram ainda conhecer.
O Zen é começar onde nunca desconfiamos que existisse algo de verdadeiramente novo e fresco…
Orientação: Rui Lopes
“Encontrei o Zazen (meditação Zen) em 2000 na Secção Experimental de Yoga da Associação Académica de Coimbra pelo silêncio e amizade de Luís Trindade talvez as duas melhores maneiras de começar
. A partir de 2005, aprendi e pratiquei com Amy Hollowell responsável pela associação Wild Flower no seus retiros em Portugal - dela, o falar e a presença continuaram no meu caminho no Zen. Como sempre na Vida, a certa altura, cabe-nos a nós também partilhar e fazer parte do que aprendemos e assim surge este workshop
.”
-Rui Lopes
O workshop começará com uma apresentação teórica sobre o Budismo Zen – a sua origem, história, princípios e práticas.
Em seguida, haverá a prática de 2 sequências de posturas de Yoga (Asanas) específicas de ajuda à postura sentada própria da meditação– uma de manhã mais curta e a outra à tarde mais completa.
Quanto à prática do Zazen, para além da explicação do seu sentido e técnica de manhã, terá à tarde um período de meditação maior. A prática de cada Zazen segue a estrutura de um pequeno retiro.
Entre os períodos de Zazen, haverá Kin Hin (meditação a caminhar ao ritmo da respiração).
Tanto no Yoga como no Zazen haverá o cuidado e atenção com quem tiver dificuldades na sua prática (questões físicas ou de saúde).
No final do workshop será oferecido um pequeno livro onde estará a informação escrita do que foi praticado.
Data: 11 de Novembro, das 10h às 13h e das 15h às 18h
Local: Centro Budista do Porto – Rua S. João Bosco, 349 – Porto
Valor: 40 €
Número mínimo de participantes: 4
Inscrições: No site do Centro Budista do Porto através de formulário