Amy Roshi é um membro da White Plum asangha, associação criada por Maezumi Roshi para apoiar e unir todos os centros de prática e os sucessores do Dharma na sua linhagem, dispersos pelo mundo.
Nascido e criado no Japão, Maezumi Roshi (1931-1995) viajou para a América ainda jovem e tornou-se num dos grandes pioneiros do Zen moderno, trazendo para o Ocidente o tradicional Budismo Japonês Zen e abrindo, dessa forma, uma nova fronteira que iria transformar a prática e praticantes. Em 1967 fundou o Zen Center of Los Angeles.
Maezumi Roshi recebeu a transmissão do Dharma de Hakujun Kuroda Roshi em 1955. Recebeu também a aprovação definitiva como professor (Inka) de Koryu Osaka Roshi e de Hakuun Yasutani Roshi, tornando-se assim um herdeiro do Dharma em três linhagens do Zen, em ambas as escolas Soto e Rinzai.
Por sua vez, Maezumi Roshi concedeu a transmissão formal do Dharma a doze sucessores: Bernie Glassman, Dennis Genpo Merzel, Charlotte Joko Beck, Jan Chozen Bays, John Daido Loori, Gerry Shishin Wick, John Tesshin Sanderson, Alfred Jitsudo Ancheta, Charles Tenshin Fletcher, Susan Myoyu Andersen, Nicolee Jikyo Miller, e William Nyogen Yeo. Estes doze herdeiros promoveram a transmissão do Dharma aos seus próprios sucessores, os quais, por sua vez, o transmitiram também, pelo mundo fora.
- White Plum Asanga http://www.whiteplum.org
- Zen Peacemakers Order, criada por Bernie Glassman para a dar forma à visão e inspiração de um budismo socialmente activo pelo mundo fora. http://zenpeacemakers.org