Sobre os nossos retiros

Diretrizes elaboradas pela Direção da Associação Zen Flor Silvestre (AZFS) para auxílio na organização de retiros e na inscrição dos participantes. Por favor leia o documento com atenção antes da sua inscrição em qualquer um dos nossos retiros e não hesite em contactar-nos caso tenha alguma questão para o endereço de email wildflower.pt@gmail.com.

Última actualização: Outubro 2017

1. Tipologias de retiro

A AZFS organiza retiros residências e não residenciais em Portugal sendo que este documento diz respeito aos primeiros.

Os retiros residenciais podem ser de várias durações: quatro dias, uma semana, um dia, ou outras.

2. Condições de participação

Retiros de meditação em silêncio, abertos a todos os praticantes com experiência e principiantes. Ao longo do dia haverá diversas sessões de meditação e serão providenciadas instruções e ensinamentos. Há possibilidade de entrevistas individuais e todos os participantes terão oportunidade de aprofundar a sua prática participando nas atividades diárias de apoio ao retiro, como por exemplo confecção de refeições, compras, limpezas, organização dos espaços, jardinagem, entre outras.

As refeições são vegetarianas, confeccionadas pelos participantes. Se tiver qualquer alergia alimentar por favor refira-o no ato da inscrição e alerte o Cozinheiro-mor o mais depressa possível aquando da sua chegada ao local do retiro.

3. Horário tipo

06:30 Despertar

06:45 Chá & café

07:00 Meditação

09:00 Pequeno almoço

10:15 Reunião de trabalho

11:45 Meditação

12:15 Ensinamento

13:30 Almoço

15:45 Chá & café

16:00 Meditação

18:30 Jantar informal

20:00 Meditação

22:30 Recolher

4. Vestuário e material de meditação

Para a prática da meditação no zendo pedimos a quem tiver zafu e zabuton (almofada e tapete de meditação) que os traga consigo para o retiro. Se não tiver este material não necessita de comprar pois a AZFS tem vários para a sua utilização (basta que o refira no formulário de inscrição).

Por favor traga roupa escura e larga assim como uma manta para o seu conforto, principalmente nos períodos de meditação da manhã e da noite. Os locais onde costumamos oferecer os nossos retiros têm também uma parte exterior pelo que pode querer trazer calçado apropriado tanto para o interior como o exterior dos edifícios.

Dependendo do local onde se realiza o retiro poderá ser necessário trazer toalhas ou lençóis. Mais informação será fornecida a cada caso.

5. Datas de entrada e saída

Recomendamos que procure ficar a duração anunciada para assim usufruir da experiência imersiva e aprofundar a sua prática.

Para efeitos de organização, se for a primeira vez que vem a um retiro nosso, a data de entrada deve ser a do primeiro dia, geralmente a partir das 16h00, sendo que os participantes devem ter chegado à hora de jantar (ver 3. Horário tipo, acima). Nesse dia serão dadas instruções aos principiantes na prática da meditação assim como definidos responsáveis centrais afetos ao funcionamento do retiro – cozinheiro-mor, responsável pelo horário, assistente da Roshi, servidor-mor, responsável pela organização das tarefas, etc.

6. Inscrição

Para se inscrever num retiro preencha por favor o Formulário de inscrição afecto ao retiro que deseja frequentar, descrevendo que material traz consigo. A sua inscrição só estará confirmada após o pagamento do valor do retiro, reservando o alojamento pretendido e ajudando no planeamento e gestão de recursos para o retiro.

A AZFS passa recibos a participantes que o desejarem.

7. Custo, pagamento e cancelamento

A AZFS é uma associação sem fins lucrativos pelo que o custo anunciado para cada retiro serve na totalidade para cobrir despesas de alojamento, alimentação e dana (donativo) para a Roshi Amy Hollowell.

Porque compreendemos que acontecem imprevistos, se necessitar de proceder ao cancelamento do pagamento:

  • O valor será devolvido na totalidade, se o cancelamento for feito até quatro semanas antes da data de início do retiro;
  • Devolveremos um terço do valor, se o cancelamento for feito até duas semanas antes da data de início do retiro;
  • O valor não será devolvido a partir da semana anterior ao do início do retiro.

Além de aceitarmos o pagamento faseado do valor total, uma real impossibilidade financeira não é impedimento à participação no retiro. Nestes casos entre em contacto connosco e exponha detalhadamente o seu caso: wildflower.pt@gmail.com.

8. Dados para pagamento

Titular: Associação Zen Flor Silvestre

NIB: 0035 0817 00006119730 93

IBAN: PT50 0035 0817 00006119730 93

BIC SWIFT: CGDIPTPL

©AZFS 2017