sangha zen flor silvestre

O dharma e a meditação em Portugal com a Wild Flower Zen Sangha fundada por Roshi Amy Hollowell

O que é o Zen

O que é exactamente o Zen? A resposta é bastante simples: o Zen é a vida. Nada há, na verdade, que não seja Zen. Mas inteirarmo-nos dessa natureza e fazer de toda a nossa vida o campo da nossa prática do Zen não é tarefa fácil. Portanto, sentamo-nos e olhamos para tudo isso, uma e outra e outra vez. Está tudo aqui, exactamente aqui, exactamente onde estamos.

Talvez seja útil, contudo, falar um pouco sobre esta prática. A antiga tradição a que hoje chamamos Zen percorre séculos e continentes, tendo origem há dois mil e quinhentos anos nos sopés dos Himalaias, no que é hoje a Índia, antes de fazer o seu caminho para a China, o Japão e, por fim, o Ocidente, para as Américas e a Europa. O seu fundador, o homem que hoje conhecemos como Buda, que é uma palavra sânscrita que significa «o desperto», desenvolveu um ensinamento básico e uma prática de meditação provinda da sua própria vivência directa da realidade, da unidade do seu ser e de todos os outros seres, do mundo e de todos os fenómenos tal como são, aqui e agora. Dizemos que ele «despertou» para a inteireza da vida e para a infinita interconexão de todos os seres e coisas. Esta experiência de verdadeira paz libertou-o do basilar engano humano da separação, que nos prende e cega, e que dá origem a incessante sofrimento nas nossas vidas e no mundo. Desta experiência de união e unidade, a que chamamos «sabedoria», nasceu de modo natural o seu desejo de ajudar os outros para essa mesma libertação, desejo a que chamamos «compaixão».

Os ensinamentos de Buda ainda hoje estão vivos, tendo sido transmitidos geração após geração por indivíduos que descobriram o que Buda descobriu e depois partilharam a sua experiência com outros.

A instrução básica de Buda para os que vinham ter com ele consistia em sentar-se e praticar olhar para a natureza de ser. Essa prática, a que chamamos «meditação», continua a ser a instrução básica do Zen. E tal como no tempo de Buda, esta meditação Zen é um acto de liberdade. Sejas quem fores, estejas onde estiveres, constitui um mergulho radical no coração da vida. Porque, lembras-te?, a tua vida, toda a vida, é Zen.

Amy Hollowell, Paris 13 de Setembro de 2013

Ver o vídeo: What is Zen? Palestra em inglês por Amy Hollowell Sensei em Lisboa, 2007.

AUDIO: Instruções básicas para a prática de Meditação dadas por Amy Hollowell Sensei durante um retiro realizado em Março de 2010 em Coimbra.